domingo, 9 de outubro de 2011


O CORCUNDA DE NOTRE DAME- Meu melhor clássico Disney

Eu sou seu Disney favorito?


Com certeza 99,8% das pessoas que estão lendo essa postagem possuem como seu clássico Disney favorito o belíssimo (ignore o trocadilho) A Bela e a Fera, Rei Leão ouAlladin. Com certeza A Bela e a Fera é um dos meus favoritos também, na verdade deve estar no meu TOP 3 dos meus clássicos Disney perfeitos. Mas pra mim, não existe clássico mais divertido e profundo do que O Corcunda de Notre Dame, que embora seja feito pra crianças é um dos Disney'smais adultos, sem falar que em sua versão brasileira, o filme realmente se torna uma obra-prima. E pra quem está estranhando, sim, existia uma postagem bem curta e mal escrita do filme que fiz quando criei o blog. Nada melhor do que reescrever um bom texto. Mas continuando...


Tirado das mãos da mãe ainda criança, Quasímodo é criado pelo juiz Frollo, causador da morte de sua mãe e de seu isolamento na Catedral de Notre Dame, sendo assim, o pobre corcunda nunca saiu da catedral. No dia do Festival dos Tolos, Quasímodo decide ignorar seu mestre e ir ao tal festival, conhecendo assim a cigana Esmeralda.


Com essa sinopse fica até brochante de assistir o filme, mas a verdade é queCorcunda possui as melhores músicas de um clássico Disney, sendo isso facilmente questionável, já que a versão original, composta por Stephen Schwartz, criador do incrível e único Wicked, não possui tanta energia quanto a versão brasileira, muito bem traduzida pelo Renato Rosenberg. Mas além das músicas, muitas coisas podem ser questionáveis emCorcunda. Afinal, o padre presenciou o assassinato da mãe do Quasímodo sem falar nada, além da tentativa de Frollo de matar o próprio Corcunda. Embora pareça que o filme defenda a Igreja, são esses pequenos detalhes que delatam a organização, pelo menos ao meu ver.


Além disso, as melhores fotografias de um filme Disney com certeza estão emCorcunda, e logo em seguida vem A Bela e a Fera. Afinal, a cena do baile é mais do que memorável. É um marco. Mas voltado ao Corcunda: existem tantas cenas que eu poderia falar das fotografias, mas selecionei as as mais marcantes, como a sequência em que o Quasímodo resgata a Esmeralda e praticamente o número inteiro de Lá Fora, sem falar no número Beata Maria, simplesmente formidável!


E claro, sempre tem que ter aquela lição de moral. Assim como A Bela e a FeraCorcundafala da beleza interior. Mas acredito queCorcunda é bem mais "pesado" na moral de beleza interior do que A Bela e a Fera. Talvez seja por isso que eu goste mais dele. Embora seja praticamente um conto Disney (baseado num livro, sei disso), o filme está muito próximo do real, sem falar no modo como tratam o Quasímodo que é ao mesmo tempo humano e desumano. A cena da tortura é simplesmente abominável, desumana. Mas a ação dos camponeses é tão fria e humana que é quase real. Eis a importância de Esmeralda no filme (em minha opinião ela é a personagem feminina Disney mais forte). Ela vê o Quasímodo como ele realmente é por dentro, pois assim como ele, o povo da personagem é mal tratado por ser diferente.


Bem, sei que muitas pessoas irão me questionar como sempre e todo o blá blá blá que vem no pacote da postagem, mas pra mim, O Corcunda de Notre Dame, em sua versão brasileira, é o melhor clássico Disney, sem mais nem menos. Agora, nem vem me falar daquela continuação porca que lançaram em DVD. Na verdade, a Disney tem um Q (detalhe pro negrito) de estragar nossas infâncias lançando continuações horríveis. As únicas que se salvaram foi do O Rei Leão. Mas isso é outra história para outra postagem. Essa é do meu melhor clássico Disney.



Nenhum comentário:

Postar um comentário